Devemos nos alimentar bem antes dos treinos para uma maior resposta aos estímulos da atividade física, tanto para reduzir a gordura e para ganhar musculatura. Quem treina sem se alimentar em menos de 3 horas corre o risco de perder massa magra e ainda ter uma queda de açúcar no sangue podendo até desmaiar.
Antes dos treinos devemos priorizar os carboidratos, bem como os carboidratos integrais, pois eles evitam a queda dos níveis glicêmicos. Evite os carboidratos refinados como arroz branco, açúcar, farinha, resumindo ‘’os carboidratos brancos’’, eles dificultam a queima de gordura corporal. A alimentação deve ser feita pelo menos uma hora antes dos treinos.
Sugestão: Investir em frutas, torradas integrais, cereais, iogurtes, frios magros, bebidas a base de soja.
Após os treinos é fundamental consumir proteína, nutriente responsável pela construção dos músculos. Mas cuidado, nesse momento o organismo age como uma esponja, absorvendo o alimento com mais facilidade devido à maior necessidade de repor os nutrientes que foram perdidos na hora do treino. Por isso aposte em proteína como frango, peixe, peito de peru, mussarela de búfala, alimentos leves.
Alimentos ricos em ômega 3 também são indicados para a recuperação da energia como por exemplo peixes (salmão, tilápia, sardinha), castanhas em geral, ovo caipira, azeite extravirgem , esses alimentos mantém a fluidez do sangue, levando o oxigênio para os músculos diminuindo o risco de doenças bem como a aterosclerose, infarto e o colesterol.
Nutricionista Monike Mileke